Após quatro meses, obra de reforma da Praça Saldanha Marinho avança para a segunda etapa

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Após a finalização da revitalização do Calçadão de Santa Maria, agora, outra obra é aguardada no centro da cidade: a reforma da Praça Saldanha Marinho. O trabalho foi dividido em oito fases. Em cada período, um espaço (quadrante) da praça será reformado. O serviço começou em 5 de junho e, desde então, já foi finalizado parcialmente o primeiro quadrante, em frente ao Theatro Treze de Maio. A restauração segue em andamento na segunda área, paralela à Rua Venâncio Aires.

Neste local, a equipe da Construtora Jobim, responsável pela obra, realiza a escavação e a instalação de pedras para o reforço de subleito (terreno que oferece sustentação para as camadas do pavimento). Na sequência, será feita a preparação da base para receber o concreto do novo piso. Além disso, no segundo quadrante, já foi concluída a concretagem dos bancos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O que já foi feito

No primeiro quadrante, foram finalizados escavação, recolocação de estrutura em pedra compactada, instalação de eletrodutos, construção de caixas subterrâneas, concretagem do piso e dos bancos, e implantação do paisagismo. Em outra etapa do serviço, ainda serão colocadas pedra portuguesa e granito.

De acordo com a prefeitura, a previsão de término de cada etapa varia entre três e quatro meses, podendo sofrer alteração em função das condições climáticas.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Os próximos passos

As próximas fases contemplam o espaço em que está localizado o Coreto, o Chafariz e em direção ao Calçadão. Após essa parte, os serviços devem seguir na área próxima ao Banrisul e à Casa de Cultura.

A revitalização completa inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauração do Coreto e do Chafariz. A previsão é que a obra seja concluída em até 18 meses (1 ano e 6 meses).

A obra

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, empresa que foi responsável pelo paisagismo de várias obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.

A reforma é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a prefeitura no valor de cerca de R$ 1,3 milhão. Isso foi feito por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, local em que a empresa trabalha na reconstrução de um prédio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Professora é investigada por apologia ao nazismo por realizar atividade sobre Hitler em escola no Paraná Anterior

Professora é investigada por apologia ao nazismo por realizar atividade sobre Hitler em escola no Paraná

Creche é alvo de pichação antes de ser inaugurada no Bairro Nossa Senhora Medianeira Próximo

Creche é alvo de pichação antes de ser inaugurada no Bairro Nossa Senhora Medianeira

Geral